As fortes chuvas de dezembro de 2024 afetaram significativamente os bairros Ivoturucaia e Vila Real, resultando em quatro mortes e deixando 30 famílias desabrigadas. Em resposta, as prefeituras de Jundiaí e Várzea Paulista, juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, estão implementando medidas de apoio às vítimas.
Atualmente, nove famílias permanecem abrigadas na EMEB Luzia Francisca de Souza, no bairro Ivoturucaia. O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, anunciou que essas famílias têm prioridade para receber o auxílio-aluguel fornecido pela Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), visando realocá-las antes do início das aulas em 16 de janeiro. Além disso, foi solicitado ao Governo do Estado um aporte financeiro adicional para reforçar o suporte às vítimas.
A Defesa Civil de Jundiaí, sob a coordenação do Coronel Gimenez, realizará uma nova vistoria técnica no bairro Ivoturucaia para mapear e reavaliar os riscos nas áreas atingidas, com o objetivo de implementar medidas de mitigação e garantir a segurança das famílias.
Para solucionar a questão das moradias em áreas de risco, discute-se a construção de 100 casas populares em um terreno pertencente a Jundiaí. Essa iniciativa dependerá de um esforço conjunto entre o Governo do Estado, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e as prefeituras de Jundiaí e Várzea Paulista. O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo, destacou que já existe um protocolo com o Governo do Estado desde 2022 para viabilizar esse projeto habitacional.
O subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado de São Paulo, José Police Neto, enfatizou que o Estado está comprometido em apoiar soluções desenvolvidas pelos municípios e que permanecerá atuando na região até que todos os riscos sejam eliminados.