Na tarde de 20 de janeiro de 2025, o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, conduziu uma reunião intersetorial com os permissionários das feiras e varejões municipais. O encontro, promovido pelo Departamento de Abastecimento da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), teve como objetivo apresentar as novas equipes de gestão, ouvir as demandas dos feirantes e reforçar o compromisso da administração municipal com o setor.
Durante a reunião, realizada na Sala Santos-Jundiaí do Espaço Expressa, o prefeito destacou a importância de manter um canal de diálogo aberto com os feirantes e anunciou medidas para aumentar a segurança nos locais de trabalho:
“A ideia é ouvir as demandas e trazer boas notícias, como um pedido meu para a Guarda Municipal para que estejam ainda mais presentes nas ruas, trazendo mais sensação de segurança ao local em que trabalham.”
Atualmente, Jundiaí conta com cerca de 260 permissionários cadastrados, distribuídos em 37 feiras e varejões municipais, incluindo quatro noturnos, presentes em 30 bairros da cidade. Essas atividades envolvem aproximadamente 700 trabalhadores, dos quais 30 são produtores rurais que vendem diretamente ao consumidor.
A gestora da UGAAT, Marcela Moro, reforçou o compromisso da gestão em aprimorar o trabalho desenvolvido pelos feirantes e destacou a importância do recadastramento anual obrigatório dos permissionários, previsto para fevereiro, através do portal do Balcão do Empreendedor.
Além disso, representantes da Guarda Municipal, do Departamento de Trânsito e da Divisão de Fiscalização do Comércio discutiram estratégias para melhorar a segurança, o trânsito e a fiscalização nos locais das feiras e varejões, visando proporcionar um ambiente mais organizado e seguro para feirantes e consumidores.