A 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos de Jundiaí contará com a Rota Afro, iniciativa que visa resgatar e valorizar a memória da cultura afro-brasileira na cidade. O espaço reunirá 16 expositores autônomos de diversos segmentos, como arte, artesanato, tranças e alimentação, proporcionando ao público uma imersão na influência afro na história local.
Valéria de Paula Ignácio, assistente do Departamento de Cultura, enfatiza a importância do evento: “Não podemos ficar apenas observando de longe. Precisamos incentivar a população a conhecer e participar da Rota Afro, um espaço criado para que o negro se reconheça como pessoa”.
A gestora da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, destaca que a iniciativa oferece oportunidades para empreendedores negros: “Este evento oferece oportunidades para que empreendedores negros conquistem seu espaço e tenham seu trabalho reconhecido de forma autônoma. Além de desconstruir visões racistas e divulgar a cultura negra”.
A Rota Afro consiste em visitas monitoradas que incluem locais como o Espaço Expressa, Jardim Botânico, Clube 28 de Setembro e pontos históricos no centro da cidade, onde os participantes aprendem sobre a contribuição da população negra na construção e resistência cultural de Jundiaí.