30.2 C
Jundiaí
quinta-feira, 23 janeiro, 2025

Tradição e memória dão o tom à 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos

A partir desta quinta-feira (23), o Parque da Uva será palco da 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos 2025, um evento que promete reunir o melhor da agricultura, vinicultura e gastronomia locais. Além disso, uma rica programação cultural foi preparada pela Prefeitura para esta edição, que combina novidades com a celebração das tradições que marcam a história da cidade.

“Esta edição da Festa da Uva e Expo Vinhos de Jundiaí traz como tema a ‘Paixão de Jundiaí’, que revela a relação da nossa cidade com a festa e as tradições presentes em nossas raízes, nas homenagens às famílias ligadas à cultura jundiaiense e no acolhimento aos gostos e preferências de todo o público”, explicou Marcela Moro, gestora de Agronegócio, Abastecimento e Turismo.

A origem da festa e o título de Jundiaí como “Terra da Uva” remetem à descoberta da Uva Niagara Rosada Jundiahy, uma mutação natural identificada por agricultores da região do Traviú em um parreiral de Uva Niagara Branca. Esta uva americana encontrou na região de Jundiaí o clima perfeito para se adaptar e se tornar símbolo da cidade.

A origem da Festa da Uva de Jundiaí remonta a 1934, quando a aceitação dos consumidores da Uva Niagara Rosada, especialmente no eixo São Paulo–Rio de Janeiro, motivou os agricultores a celebrarem com a criação do evento. A primeira edição aconteceu na rua Barão de Jundiaí, em frente ao antigo Mercado Municipal, e já atraiu mais de 100 mil visitantes.

Antes de se estabelecer no Parque da Uva, a festa passou por locais importantes no centro da cidade. Em 1938, foi realizada na Praça Santa Cruz (hoje Praça da Bandeira) e, em 1947, na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz).

O Parque da Uva, inaugurado em 1953 no Anhangabaú, tornou-se a casa oficial do evento. Batizado de Parque Antonio Carbonari, em homenagem ao proprietário da terra e Comendador responsável pela variante rosada da uva, o local se consolidou como símbolo da festa. Desde então, todas as edições foram realizadas no parque, com exceção do período de interrupção durante a pandemia de Covid-19.

Um marco histórico para a uva ocorreu na safra 2023/2024, quando a Uva Niagara Rosada de Jundiahy recebeu o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Essa conquista celebra não apenas a qualidade da uva, mas também a ligação profunda de Jundiaí com sua produção.

A grafia “Uva Niagara Rosada Jundiahy” ressalta a história e as raízes da cidade, reafirmando o título de primeira uva brasileira a receber tal certificação, um orgulho para Jundiaí e seus produtores.

Em 2013, a Expo Vinhos foi incorporada à Festa da Uva, marcando uma mudança importante no formato do evento, que passou a valorizar ainda mais a produção local e a atrair o público familiar. A união das duas celebrações trouxe reconhecimento não só para os produtores de vinho, mas também para os agricultores e artistas da região.

Esse mesmo ano foi histórico para a vinicultura de Jundiaí, quando o vinho produzido na cidade foi utilizado nas atividades litúrgicas do Papa Francisco durante sua visita ao Brasil, repetindo o feito de 2007, quando o vinho de Jundiaí também foi escolhido para a visita do Papa Bento 16.

Programação da 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos

A 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos começam nesta quinta-feira (23) e seguem até fevereiro, com eventos nos dias 24, 25, 26 e 31 de janeiro, e 01, 02, 07, 08, 09, 14, 15 e 16 de fevereiro. O evento ocorre no Parque da Uva, localizado na avenida Jundiaí, s/n – Anhangabaú, e a entrada é gratuita, com doação voluntária de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade.

O horário de funcionamento da Festa é:

  • Sextas-feiras: das 18h às 22h
  • Sábados: das 10h às 22h
  • Domingos: das 10h às 21h

Confira todos os detalhes da programação no site oficial da Festa.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADE

Deixe uma resposta