Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotivo e QuestionPro indicou que 35% dos brasileiros planejam aproveitar o Carnaval de 2025. O destaque fica para os jovens entre 18 e 29 anos, com 43% afirmando que estarão na folia. O levantamento reflete as expectativas para o evento, que promete atrair uma grande participação do público jovem.
A pesquisa revelou que, entre os adultos de 30 a 49 anos, 36% planejam participar do Carnaval de 2025. Já entre os entrevistados com mais de 50 anos, 28% expressaram interesse. Em relação à classe social, 43% dos entrevistados das classes A e B afirmaram que vão curtir a festa, enquanto 32% das classes C e 30% das classes D/E têm intenção de participar.
A pesquisa também mostrou que 56% dos entrevistados pretendem ir exclusivamente a eventos gratuitos durante o Carnaval de 2025, com destaque para as classes C (62%) e D/E (68%). Nas classes A e B, o percentual é 40%.
Entre as atrações mais procuradas, os blocos de rua gratuitos lideram a preferência, com 59% dos foliões buscando essa opção. Em seguida, aparecem os shows de rua (34%) e os trios elétricos (29%). 28% dos entrevistados optaram por blocos pagos, enquanto 27% preferem comemorar na casa de amigos e familiares.
Segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, “O Carnaval é a celebração mais democrática entre os brasileiros. Para 114 milhões de brasileiros, o Carnaval não é só festa, é cultura. Quem participa não está apenas se divertindo, mas ajudando a manter viva uma das maiores expressões populares do país.”
A pesquisa também revelou que 69% dos entrevistados consideram o Carnaval uma festa democrática, e 67% veem a data como uma oportunidade de ocupação dos espaços públicos das cidades.
Entre as preocupações dos foliões, 96% consideram essenciais campanhas de segurança no trânsito, e 95% apoiam ações e campanhas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis.
Cerca de 65% dos entrevistados afirmaram que não pretendem pular o Carnaval. Desses, 58% planejam ficar em casa durante o feriado, 45% vão descansar, 16% desejam passear pela cidade, e 13% vão trabalhar durante o período.
A pesquisa entrevistou 1.333 brasileiros entre os dias 3 e 17 de fevereiro.