Na manhã de ontem(26), Vinhedo celebrou um marco histórico no abastecimento de água com a inauguração oficial da Estação de Tratamento de Água (ETA 3). Totalmente modernizada, a unidade, iniciou suas atividades após um período de adequação devido a questões estruturais e jurídicas, oferecendo agora maior segurança hídrica e ampliando a capacidade de fornecimento de água para a população. Com a ativação da estação, a cidade passa a contar com um adicional de 720 mil litros de água tratada por hora.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Dario Pacheco, a superintendente da Sanebavi, Andrea Campos, a vice-prefeita Cris Mazon, presidente da Câmara Márcio Melle, secretários municipais, representantes do Consórcio PCJ e da Agência Reguladora ARES-PCJ, além de servidores e convidados. O evento foi um momento de celebração e reconhecimento do esforço conjunto entre a Prefeitura e a Sanebavi para tornar possível este avanço para a cidade.
A revitalização da ETA 3 foi realizada por meio de um trabalho intenso de reestruturação que incluiu a implantação de uma nova adutora do Rio Capivari. Esse investimento ampliou a captação de água em até 200 mil litros por hora, elevando a capacidade de operação da captação de 400 mil para 600 mil litros de água bruta por hora — um aumento de 50%. Com as obras da ETA 3, a capacidade total de tratamento de água da cidade saltou de 260 para 460 litros por segundo, representando um crescimento de 77%.
A reativação da ETA 3 é parte de um conjunto de ações estratégicas para modernizar o sistema de abastecimento de água da cidade, com mais de R$ 100 milhões aplicados em obras de saneamento nos últimos anos. Com a revitalização concluída, Vinhedo dá um passo fundamental para garantir que o abastecimento de água seja ainda mais eficiente e seguro, oferecendo à população uma infraestrutura moderna, preparada para atender ao crescimento da cidade e aos desafios hídricos do futuro.