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segunda-feira, 24 fevereiro, 2025

Em um ano, iFood registra 19 mil denúncias de assédio e violência 

O iFood registrou 19 mil denúncias válidas ao longo de 2024, de acordo com dados da plataforma. Destas, 38% foram contra estabelecimentos, 33% contra clientes e 28% contra entregadores. A plataforma segue trabalhando para melhorar a experiência e segurança para todos os envolvidos no processo de entrega.

Nesta segunda-feira (24), a Política de Combate à Discriminação e Violência do iFood completou um ano de implementação. Durante o período, foram registradas 19 mil denúncias válidas, e 90% delas resultaram em algum tipo de punição. As denúncias foram feitas por clientes, entregadores e estabelecimentos, e a plataforma se compromete a promover um ambiente mais seguro e respeitoso para todos.

Quando necessário, a Central de Apoio Psicológico e Jurídico do iFood, em parceria com a organização Black Sisters in Law, oferece suporte. Cerca de 400 entregadores receberam atendimento, sendo que 40% dos casos envolviam discriminação e 26% estavam relacionados a agressões físicas.

“Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso com a dignidade, a integridade e o respeito, destacando que não toleramos condutas violentas de nenhum usuário ou parceiro do nosso ecossistema”, afirmou Tatiane Alves, Gerente de Impacto Social e Sustentabilidade do iFood.

Um dos maiores focos de conflito está relacionado à decisão do entregador de subir ou não até o apartamento do cliente, o que gerou até campanhas da plataforma orientando os clientes de apartamentos a retirarem seus pedidos no térreo.

Como denunciar

Clientes, entregadores, estabelecimentos e operadores logísticos têm formas específicas de reportar incidentes graves no iFood:

  • Clientes podem denunciar acessando Ajuda > Casos Críticos > Reportar um incidente grave no aplicativo.
  • Entregadores têm a opção de usar o botão flutuante de emergência durante a rota ou acessar “Alerta de casos graves” no menu.
  • Estabelecimentos devem reportar pelo Portal do Parceiro na aba “Chamados e Ajuda”.
  • Operadores logísticos e franqueados podem utilizar o sistema de gestão da plataforma para realizar a denúncia.

Esses canais garantem que qualquer situação crítica seja tratada de forma rápida e eficaz.

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