publicidadespot_img
20.4 C
Jundiaí
quarta-feira, 12 março, 2025

Jovem tira nota no Enem para 86 faculdades de medicina

Maria Clara Lopes Rolim, 27, foi aprovada em Medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) através do Enem deste ano. A surpresa foi ainda maior quando ela descobriu que sua nota era suficiente para garantir vaga em 86 das 88 faculdades que oferecem oportunidades para ampla concorrência.

Maria Clara já é formada em Relações Internacionais pela UFRJ e em Artes Cênicas pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Foi ao desenvolver seu trabalho de conclusão de curso sobre governança da saúde global que ela decidiu mudar de carreira e seguir o caminho da Medicina.

“Me vi em uma situação em que não me sentia útil para a sociedade”, revelou Maria Clara em depoimento enviado à reportagem. “Embora tenha estudado tanto e desenvolvido um lado intelectual acadêmico, senti que não estava utilizando isso de maneira plena.”

Foi então que ela decidiu buscar uma área onde pudesse realmente ajudar as pessoas, curar, tratar e melhorar a qualidade de vida. A partir dessa decisão, Maria Clara iniciou sua jornada em busca da aprovação no vestibular de Medicina.

Preparação

Em 2022, Maria Clara se matriculou em um curso preparatório para o vestibular, revisando o conteúdo do ensino médio. Posteriormente, ela buscou uma mentoria particular, que a auxiliou a aprimorar seu método de estudos, organizar sua rotina e estabelecer prioridades no seu dia a dia.

“Fiz cursinho no Hexag, focado em Medicina, por três anos, com todo o conteúdo programático do vestibular, e o material de lá foi excelente. Mas foi no segundo ano, quando conheci a mentoria da Evolving, que minha forma de estudar realmente mudou”, contou Maria Clara.

O resultado de tanto esforço veio no Enem 2024, quando ela acertou 165 das 180 questões e obteve 960 na redação.

Quando as inscrições para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) foram abertas, Maria Clara percebeu que sua nota era suficiente para ser aprovada em 86 faculdades de Medicina. Ela escolheu a UFRJ e foi aprovada na 14ª colocação.

“Ver meu nome ali foi surreal. Era a realização de anos de dedicação. Abri mão de sair com amigos, viver relacionamentos, viajar e muito mais. Mas hoje, afirmo que cada momento de ansiedade valeu a pena”, concluiu.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta