A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), está intensificando as medidas preventivas contra a febre amarela, especialmente nas áreas rurais da região norte do município. No último sábado (8), a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira visitou 88 residências nos bairros Fernandes, São José da Pedra Santa e Condomínio Vista Alegre. Durante as visitas, foram verificadas as carteiras de vacinação de 177 moradores: 114 já estavam imunizados (64%), 29 receberam a vacina no momento (16%) e 34 recusaram a dose (20%), sendo orientados sobre a importância da imunização.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Carolina de Azevedo, destacou a necessidade de conter a circulação do vírus: “Jundiaí ainda não registra casos, mas aumentou a transmissão no país e os registros estão crescendo em São Paulo. A contenção é possível a partir da vacinação. Continuaremos atuando para a verificação das carteirinhas em mais ações nos bairros rurais e a sensibilização de toda a população para a busca do imunizante”.
A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as UBSs e Clínicas da Família de Jundiaí durante o horário de atendimento das salas de vacinação. O esquema vacinal consiste em dose única para pessoas a partir de 5 anos. Para crianças de 9 meses até 4 anos, são recomendadas duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela picada de mosquitos infectados, sem transmissão direta de pessoa para pessoa. A vacinação é a principal medida preventiva. A Prefeitura de Jundiaí continuará realizando ações de imunização e conscientização para proteger a população.