Nesta terça-feira (11), agentes comunitários de saúde e a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) realizaram uma ação no Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí, para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A iniciativa incluiu a verificação de possíveis criadouros, orientações aos moradores e busca ativa de pessoas com sintomas da doença.
De acordo com o último Boletim de Arboviroses, Jundiaí registra 122 casos confirmados de dengue, sendo o Novo Horizonte a região mais afetada, com 23 ocorrências, seguido pelos bairros Medeiros (10 casos) e Ivoturucaia (9 casos).
Durante as vistorias, foram encontrados diversos recipientes acumulando água, como pratos de vasos, pneus, lonas, baldes e tambores, que servem de criadouro para o mosquito. A biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva, enfatizou a importância da colaboração da população: “Precisamos da ajuda da população. A dengue é uma doença grave que pode levar à morte”.
A gestora adjunta de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, reforçou a necessidade de ações conjuntas: “Houve intensificação do trabalho de prevenção e conscientização da população em toda a cidade. Precisamos que a população também efetue o enfrentamento, eliminando de suas casas os objetos que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti”.
No Brasil, o último boletim do Ministério da Saúde aponta 257.284 casos prováveis de dengue neste ano, com 72 óbitos confirmados e 290 mortes em investigação. O estado de São Paulo concentra mais de 150 mil desses casos.