publicidadespot_img
20.9 C
Jundiaí
segunda-feira, 24 fevereiro, 2025

Lixo espacial ilumina céu em Pernambuco

Moradores das cidades de Bezerros e Arcoverde, no Agreste e Sertão de Pernambuco, presenciaram um fenômeno impressionante na noite de sexta-feira (21). Bolas de fogo iluminaram o céu noturno, deixando a população curiosa e surpreendida. O evento, conhecido como passagem de lixo espacial, gerou bastante atenção e foi registrado por diversos moradores da região.

O fenômeno ocorre quando restos de satélites ou outros objetos espaciais entram na atmosfera e se desintegram, criando um espetáculo visual no céu.

Segundo especialistas, as luzes avistadas podem ser destroços do foguete Electron, lançado pela Rocket Lab, da Nova Zelândia, no dia 8 de fevereiro de 2025.

A passagem do lixo espacial por Pernambuco foi registrada em vídeos compartilhados nas redes sociais. De acordo com Marlon Tenório, representante da Associação Astronômica de Arcoverde, os destroços vistos pelos moradores da região provavelmente são os mesmos observados em outros estados do Nordeste, como Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

Em entrevista, Marlon explicou que as previsões sobre a queda do lixo espacial são imprecisas, embora aplicativos especializados no monitoramento de fenômenos espaciais publiquem datas indicativas.

“Nem todo o lixo espacial cai de uma vez ou no mesmo dia, pois foguetes têm várias partes – de quatro a cinco – que se desprendem em momentos diferentes. Cerca de 90 a 95% do material do foguete é destruído durante a reentrada na Terra. No entanto, como as partes maiores e mais densas demoram mais para se queimar, elas acabam criando esse efeito visível no céu”, explicou Marlon Tenório.

Segundo a Rocket Lab, o foguete Electron foi desenvolvido para transportar pequenos satélites para a órbita. Com o crescente número de lançamentos espaciais ao redor do mundo, fenômenos como esse devem se tornar cada vez mais comuns.

No entanto, a probabilidade de fragmentos atingirem pessoas é extremamente baixa. Marlon Tenório explica que grandes empresas de tecnologia, como NASA e SpaceX, de Elon Musk, programam a queda dos detritos no oceano para evitar acidentes.

“Alguns foguetes, como os da NASA e da SpaceX, têm suas quedas planejadas. Porém, países como a Índia, que também realiza lançamentos espaciais, não adotam esse tipo de compromisso. Esses foguetes podem cair em qualquer lugar, incluindo áreas urbanas. Mesmo assim, a chance de atingir uma pessoa é muito pequena, pois a maior parte do material se fragmenta na atmosfera antes de atingir o solo, e os pedaços que chegam à Terra são pequenos”, destacou Marlon Tenório.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta