Apesar do crescimento dos livros digitais nos últimos anos, os brasileiros ainda demonstram preferência pelos exemplares impressos. É o que aponta a pesquisa Panorama do Consumo de Livros, realizada pela Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Nielsen BookData e divulgada nesta quinta-feira (6).
Entre os brasileiros que compraram livros nos últimos 12 meses, 56% optaram exclusivamente pelos exemplares físicos, enquanto 30% adquiriram tanto livros físicos quanto digitais. Já 14% compraram apenas no formato digital.
A preferência pelo tipo de livro também varia conforme a idade dos leitores. A maior proporção de consumidores que escolheram apenas os e-books está na faixa etária de 18 a 24 anos (18%), com esse percentual diminuindo progressivamente nas idades seguintes.
Brasileiros consomem atividades culturais
Quando questionados sobre o consumo de categorias culturais no último ano, os entrevistados colocaram os livros em segundo lugar, ficando atrás apenas do cinema.
Segundo a pesquisa, 19% dos entrevistados compraram ingressos de cinema, enquanto 16% adquiriram livros. Já 11% citaram ingressos para shows, 5,1% para jogos de futebol, 5% para teatro e 4% para museus.
Quando se trata do consumo de livros, a maioria dos leitores comprou entre 3 e 5 exemplares nos últimos 12 meses (41,6%). Outros 27,3% adquiriram entre 1 e 2 volumes, 19,6% compraram entre 6 e 10, e 5,2% compraram entre 11 e 15.
Em relação ao tipo de livro adquirido, 52% dos compradores optaram exclusivamente por livros não didáticos. Outros 34% compraram tanto livros didáticos quanto não didáticos, enquanto 14% adquiriram apenas livros didáticos.