publicidadespot_img
24.8 C
Jundiaí
quarta-feira, 5 fevereiro, 2025

Uma pessoa morre e seis ficam feridas após desabamento de teto de Salvador

Uma turista de 23 anos morreu e outras seis pessoas ficaram feridas após o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, na tarde desta quarta-feira (5). O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) confirmou a tragédia.

O acidente ocorreu por volta das 14h30, no templo da Ordem Primeira de São Francisco. Imagens feitas por testemunhas mostram os destroços cobrindo a área onde os fiéis costumam ficar durante as missas. Segundo a Defesa Civil de Salvador, o desabamento pode ter sido causado por uma falha estrutural na madeira que sustentava a cobertura do teto.

Equipes da Polícia Civil estão no local, enquanto policiais militares isolaram a área. Os bombeiros seguem atuando e, até as 16h10, o corpo da vítima ainda não havia sido retirado.

“Já fizemos a varredura das outras áreas para verificar se há mais vítimas, e não encontramos nenhuma”, afirmou o coronel Adson Marchesine, comandante do Corpo de Bombeiros.

O Samu presta atendimento aos feridos, todos com lesões leves. A vítima que morreu é uma turista de São Paulo, mas sua identidade, assim como a das demais vítimas, ainda não foi divulgada.

Problemas

Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, a igreja já enfrentava problemas estruturais há anos.

Com o interior revestido em ouro, o templo, fundado no início do século 18, é tombado como patrimônio material do Brasil. No entanto, mesmo com o reconhecimento do governo federal, que deveria garantir sua preservação, a construção chegou a um estado crítico de degradação.

Em uma visita realizada em 2023, o g1 constatou que a igreja apresentava pinturas e teto desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado, dificultando a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, parte do teto já estava escorada com ripas de madeira nos corredores do conjunto religioso, evidenciando os problemas estruturais do local.

Ainda em 2023, um dos pátios da Igreja de São Francisco foi parcialmente fechado devido ao risco de queda do pináculo direito. A estrutura, uma cúpula de metal que pesa cerca de uma tonelada e meia, chegou a ser removida, conforme informado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No mesmo ano, um dos pátios da Igreja de São Francisco foi parcialmente fechado devido ao risco de queda do pináculo direito. A estrutura, uma cúpula de metal que pesa cerca de uma tonelada e meia, foi removida, conforme informou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Apesar dos problemas estruturais, as visitas ao templo, que é um dos mais visitados por turistas no Centro Histórico de Salvador, continuaram sendo realizadas.

Para que a restauração da Igreja e Convento de São Francisco fosse realizada, era necessário que o projeto da obra fosse avaliado e aprovado pela comissão técnica do Iphan, órgão responsável por verificar o nível de preservação do patrimônio e autorizar a execução das obras.

Isso porque, como o espaço é tombado, qualquer reforma precisa garantir que as características que justificaram o tombamento, como a fachada e o conjunto arquitetônico, sejam preservadas. No caso da igreja franciscana, os desafios eram grandes para assegurar a preservação das características tradicionais do estilo barroco.

Fonte: G1

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta