publicidadespot_img
21.9 C
Jundiaí
quinta-feira, 6 fevereiro, 2025

Volume recorde: porque as chuvas de verão estão tão intensas

Grande parte do país está sendo castigada pelas chuvas intensas de verão. O período é historicamente marcado por grandes volumes de precipitações, porém este ano diversos estados estão registrando volumes recordes para a estação.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas registradas em boa parte do Brasil foram potencializadas por três sistemas meteorológicos: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Combinados, o ZCAS, ZCIT e VCAN intensificam as chuvas em grande parte do país.
Na quarta-feira (5/2), áreas de Alagoas e Pernambuco estavam sob alerta vermelho de chuvas intensas. Nesses locais, as precipitações estão associadas à atuação do VCAN e à ZCIT.
A Zona De Convergência Intertropical (ZCIT) é um “grupo” de nuvens que circula todo o globo terrestre na região equatorial. O ZCIT se desloca para o hemisfério sul no fim do verão e início do outono, principalmente entre os meses de março e abril, quando tem maior influência na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Mesmo assim, o sistema ainda pode atuar também nos meses de fevereiro e maio e, dessa forma, provocar um período chuvoso maior.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um sistema meteorológico que aumenta o volume e a frequência de chuvas em regiões do Brasil. Ela é mais comum no fim da primavera e durante o verão. A ZCAS influencia nas chuvas principalmente em partes das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e até em uma porção do Nordeste.
O VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) é um sistema meteorológico de baixa pressão que se forma na alta troposfera, geralmente caracterizado por um centro mais frio que suas bordas.
Esses vórtices, também conhecidos como “baixas frias”, podem se originar no Oceano Pacífico e, ao cruzar os Andes, influenciam o clima em regiões como o Sul e Sudeste do Brasil, Uruguai e norte da Argentina, causando instabilidade e precipitação.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta