As escolas de Várzea Paulista passam a contar com um novo trabalho para ampliar a segurança dos alunos, nos horários de entrada e saída, e orientar o trânsito nas imediações das escolas. Trata-se da Patrulha Escolar, projeto coordenado pela Unidade Gestora de Transporte Público e Trânsito e realizado em parceria com a Unidade Gestora de Educação e a GCM (Guarda Civil Municipal). O intuito é auxiliar nas imediações de todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.
Segundo o gestor de Transporte Público e Trânsito, Ricardo Rodrigues, após uma visita de apresentação realizada na escola, para a equipe da pasta se apresentar à direção, as unidades escolares começam o trabalho desempenhado no novo projeto. “Cada fiscalização conta com uma viatura caracterizada, com agentes de trânsito, que passam na escola para identificar as demandas, dar maior segurança aos alunos, fornecer indicações aos condutores de transporte escolar e da população como um todo, organizar o trânsito, e autuar quem está cometendo infrações de trânsito, tudo com o suporte dado pela GCM e Unidade de Educação”, explica.
Até a patrulha no entorno do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Palmyra D’Almeida Rinaldi, na terça-feira (25), 20 escolas já haviam sido atendidas, a maioria delas municipais. O gestor executivo de Trânsito, Marco Antônio Bueno, o diretor da escola, Pedro Pastri, e o coordenador municipal de Trânsito, Carlos Ferreira, também integraram a ação próxima ao Cemeb do Parque Guarani.
De acordo com o coordenador, um grupo de WhatsApp está sendo preparado, para unir a Unidade Gestora de Trânsito e todos os diretores escolares, a partir do mês que vem. O espaço será importante para a troca de informações constante e a identificação de novas demandas voltadas à maior segurança do trânsito, nas proximidades de cada escola.