Isabelle Restum cresceu em meio aos tecidos e modelagens da Planet Girls. Filha da empresária Adriana Restum, fundadora da marca, e Roberto Restum, fundador da Polo Wear, ela teve contato com o universo da moda desde a infância.
Agora, a jovem de 19 anos assume um papel diferente: além de influenciadora, ela virou responsável pelo processo criativo da etiqueta, que ganha uma identidade repaginada para acompanhar essa mudança.
Formada em moda pela Fundação Armando Alvares Penteado, Isabelle Restum conta que alia, frequentemente, o conhecimento acadêmico à experiência prática de muitos anos: “Eu cresci nesse ambiente de moda. Desde pequena, ia às fábricas com minha mãe e meu pai. Então, é algo muito natural. Eu já cresci com a moda na minha cabeça”.
“Eu sempre gostei dessa área. Inclusive, quando eu estava fazendo a minha faculdade de moda, várias coisas que os professores falavam, do tipo: ‘Gente, agora vamos fazer a ficha técnica’, todo mundo ficava perdido. E eu, desde quando tinha 8 anos, já sabia o que era uma ficha técnica, por exemplo. Foi algo que minha mãe sempre me ensinou”, complementa.
A tiktoker explica que, com o envolvimento na marca, percebeu uma falta de noção do público sobre a história da Planet Girls. Ela afirma que muitas pessoas não sabiam que havia uma família por trás da marca, muito menos sobre o passado da própria mãe: “Minha mãe tem uma história muito linda de vida. Ela era bem humilde; para chegar aonde ela chegou, é realmente um case de sucesso, que eu fico muito orgulhosa e admiro muito.”
Além do trabalho como estilista, Isabelle também é a identidade da Planet Girls. Com mais de 700 mil seguidores e 26 milhões de curtidas no TikTok, ela usa a própria influência para impulsionar a marca nas redes sociais. Por lá, ela começou a produzir conteúdo sobre a história da label e a interagir com os seguidores.
“Comecei a fazer vídeos na internet para ajudar a fortalecer o e-commerce da Planet. Ela sempre foi mais forte nas lojas físicas, mas nunca no e-commerce. É muito difícil você se reinventar para estar sempre no auge. E aí estava percebendo que as pessoas não conheciam, na internet, principalmente no TikTok, a Planet como eu gostaria, sabe?”, compartilha Restum.
A influencer conta ainda que, conforme fazia os vídeos para a web, debatia com a Adriana sobre novas peças para produzir: “Eu perguntava para o público que eles queriam ver na Planet e eu levava para minha mãe para ver se podíamos fazer. Então, eu meio que foi aos poucos já assumindo a criação da Planet. Até que uma hora a gente decidiu colocar o título oficial de diretora executiva”.
E o engajamento foi imediato. Isabelle não apenas fortaleceu a presença da marca na web, como também ajudou a reposicionar a imagem da empresa para uma audiência mais ampla: “A Planet Girls é uma marca para mulheres plurais, não para um único perfil. Meu objetivo é mostrar que temos diversidade de produtos e estilos, para que todas as mulheres possam se identificar”, ressalta.
Desde que assumiu a direção executiva da Planet Girls, ela busca tornar a marca mais conectada ao público jovem e às tendências digitais. “É muito bom as pessoas saberem que tem uma pessoa jovem, da geração Z, que está à frente da Planet Girls”, afirma.
No entanto, estar à frente da criação de uma marca consolidada também traz desafios. Com a etiqueta no mercado há mais de 25 anos, Isabelle destaca que, ao assumir um papel de liderança, tornou-se responsável por todas as decisões criativas, o que também envolve cobranças do público:
“Temos de ter qualidade, mas, supondo que uma roupa da marca rasgue, já vai ter um bocado de gente colocando a culpa em cima. Sempre vai ter comentário ruim e vão associar a mim. Se algo não sai como esperado, a responsabilidade agora é minha. É legal e desafiador ao mesmo tempo.”
Um dos focos da jovem é continuar com as colaborações e as novidades para manter a Planet Girls relevante: “É para isso que eu estou lutando desde o começo dos meus vídeos, para mostrar que a marca é para uma mulher plural, não é para uma única mulher. Cada vez mais eu quero apresentar isso. E aqui tem tudo que você pode imaginar: básico, comprido, curto, brilhante, não brilhante, jeans, colado, skinny, cargo, tudo. Uma das minhas metas é, cada vez mais, apresentar essa nova era da Planet Girls para as pessoas”, ressalta.
“Um dos nossos propósitos também é sempre valorizar o corpo da mulher. O vestido, por exemplo, a gente pensa em cada detalhe. Fazer um drapeado para afinar a cintura ou para aumentar o quadril, para realmente valorizar o que modela o corpo, que ficam refrescantes, que tão confortáveis. O foco é sempre o bem-estar, para mulher se sentir bem, usar nossos propósitos e usar Planet Girls“, completa Isabelle.
Com um olhar afiado para as tendências e uma abordagem inovadora, Isabelle Restum tem, cada vez mais, redefinido a identidade da Planet Girls. E ela prova que a marca continua mais viva do que nunca. “Uma das minhas metas é, cada vez mais, apresentar essa nova era da Planet Girls para o mundo”, diz.