Em grupo, pacientes da Clínica da Família Hortolândia recebem apoio para o tratamento da obesidade. A iniciativa é uma das ações desenvolvidas em Jundiaí, nos serviços da Atenção Básica, para o estímulo ao combate à doença, que atinge um a cada três brasileiros.
Os encontros na Clínica da Família ocorrem uma vez por mês, com a participação, em média, de 25 pacientes. A condução é realizada por equipe multiprofissional, formada por médico, nutricionista e educador físico. Após a verificação de índices como peso e pressão arterial, além da avaliação de exames, os participantes recebem orientações, inclusive emocionais.
De acordo com a diretora de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), médica generalista Tatiane de Luca Barbosa, responsável pela implantação do grupo no serviço da Vila Hortolândia com a nutricionista Michele Simeão e o educador físico Marlon Beisiegel, o foco da iniciativa visa o tratamento de maneira integral.
“Olhamos para o paciente em sua totalidade. Não atuamos pensando somente na redução do peso corporal, mas no tratamento das doenças associadas e auxiliando às questões emocionais”, ressalta, lembrando que a obesidade tem causas variadas e afeta pessoas de todas as idades, sendo fator de risco para comorbidades como hipertensão, diabete tipo 2, doenças cardiovasculares, distúrbios osteomusculares, entre outros.
A médica ainda observa que o sobrepeso abala a autoestima e, no grupo, a equipe também incentiva o autocuidado a partir da prática de atividades físicas, da adoção de alimentação saudável e do estímulo à convivência e ao aprendizado. “Com a socialização, os participantes percebem que não estão sozinhos nessa jornada que, embora seja difícil e longa, os frutos acontecem. Em seis meses, é visível a mudança na qualidade de vida de cada um”, frisou.
Uma das participantes é a autônoma Camila Cristina Campelo que comprova, com um sorriso largo no rosto, os benefícios da iniciativa. “Estou desde o começo no grupo. Acho ótimo. Me incentiva e eu me sinto correndo atrás do meu emagrecimento, da minha saúde. Aqui, eu também aprendi que não estou só e passei a me condenar menos, porque é uma doença e nunca é tarde para começar a cuidar”, comentou.
Em todas as Unidades Básicas de Saúde e Clínicas da Família também são oferecidos grupos como o de obesidade, qualidade de vida, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, nutrição, entre outros, que têm foco na prevenção de doenças e promoção da saúde da população.