O Consórcio PCJ, com patrocínio da Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, promove nesta quinta-feira (20) um Tour Automotivo pela Serra do Japi para apresentar os resultados do Projeto Olhos da Serra e dar início à sua terceira etapa. A ação também celebra o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento partirá do Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM) em Jundiaí, às 8h.
Desde o início do projeto, já foram identificadas 833 nascentes e 111 cursos d’água na Serra do Japi, permitindo a recarga de mais de 5,5 milhões de m³ de água por ano. A terceira fase trará equipamentos avançados para vigilância ambiental e combate a incêndios, incluindo uma câmera de alta resolução instalada na torre da Rádio Dumont FM, integrada ao Sistema Pantera da Guarda Municipal de Jundiaí.
O projeto também promove reflorestamento, saneamento rural, educação ambiental e monitoramento de invasões, beneficiando diretamente cerca de 450 mil pessoas, já que a água da Serra do Japi contribui para mananciais das Bacias PCJ, como os rios Jundiaí e Piraí.
A gerente de ESG da Coca-Cola FEMSA Brasil, Fabiana Taislam, destacou o compromisso do projeto com a preservação ambiental. “Estamos orgulhosos dos resultados do Olhos da Serra, que une esforços do setor privado, poder público e sociedade civil para a conservação da Serra do Japi.”

Além da Coca-Cola e do Consórcio PCJ, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, Fundação Serra do Japi, DAE Jundiaí, Instituto Cerrados, Embrapa e outras instituições.