A Astra já deu início às inscrições para a 29ª edição da sua tradicional Olimpíada Estudantil de Matemática neste mês de abril. O projeto, criado em 1996, é destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das redes estadual, municipal e privada de Jundiaí e região.
A iniciativa tem como objetivo estimular o ensino da matemática e promover o entrosamento entre escola, empresa e professores de diferentes instituições. Os dez primeiros colocados da rede pública e da rede particular serão premiados, e as escolas com melhor desempenho também receberão prêmios.
A premiação é dividida por rede de ensino: os dois primeiros colocados das escolas públicas (municipais e estaduais) e os dois primeiros das escolas privadas receberão, cada um, um notebook e uma impressora. As respectivas escolas receberão um computador e uma impressora. Já os terceiros colocados de cada rede ganharão um tablet e um smartwatch e os classificados do 4º ao 10º lugar também serão premiados com tablets. Todos os participantes da segunda fase receberão certificado e brinde.
Para participar, as escolas interessadas devem solicitar a ficha de inscrição por e-mail (fatima.galvao@astra-sa.com) e preenchê-la até o dia 9 de maio. A primeira fase será realizada no dia 6 de junho, com provas objetivas aplicadas nas escolas participantes. Já a segunda fase contará com provas dissertativas no dia 10 de outubro, das 9 às 12 horas, no Grêmio Esportivo Astra. A premiação acontecerá no dia 7 de novembro, na sede da Astra.
Em 2024, a iniciativa contou com 126 escolas participantes, mais de 10 mil alunos na primeira fase e 200 classificados para a segunda fase. Desde sua criação, mais de 200 mil estudantes já participaram da olimpíada.
O projeto mantém viva a proposta de transformar vidas por meio da educação. Mais do que uma competição, a olimpíada se consolida como um instrumento de descoberta e incentivo ao conhecimento, reafirmando o papel social da iniciativa privada na criação de oportunidades para jovens de Jundiaí e região.