publicidadespot_img
19.7 C
Jundiaí
sexta-feira, 18 abril, 2025

Barretos busca modelo jundiaiense para preservação ambiental

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo recebeu a visita de uma comitiva de Barretos interessada em iniciativas desenvolvidas pela pasta, como o “Nascentes Jundiaí”, programa que abarca uma série de ações ambientais para conservação, recuperação e proteção de mananciais da cidade.
Outro tema estudado pelo grupo, composto por representantes da Prefeitura e de técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos, foi o programa de subvenção de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), destinada a propriedades produtivas que garantam preservação de fragmentos de mata nativa da flora brasileira, dentro e fora das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal.
A visita técnica com representantes do município paulista, localizado a cerca de 370 quilômetros, contou com reuniões de trabalho no Paço e visitas a duas propriedades rurais com áreas em processo de restauração ambiental, com plantios de árvores nativas.
A comitiva barretense foi composta pelo biólogo Rafael Damian, da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade; pela engenheira civil Tayná Lucatti, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos, o diretor regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Barretos, Rolando Carvalho, e o assistente de planejamento do órgão, João Giacchetto.
Rafael detalhou a importância da visita e do contato com a Prefeitura de Jundiaí. “Procurávamos projetos que viabilizassem a recuperação de mananciais de áreas rurais, mas que isentassem os proprietários dos custos envolvidos. A experiência de Jundiaí caiu como uma luva e inspirou Barretos, tendo como principais diferenciais a competência técnica e receptividade da equipe da Prefeitura, a boa organização e resultados obtidos pelo programa, além de uma curva de aprendizado e de seus fluxos sólidos, que fizeram com que amadurecêssemos a ideia de modo muito rápido. Foi uma visita muito proveitosa, que supriu a nossa demanda no detalhamento técnico”, comentou o biólogo.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta