A Clamar Conservas Naturais, de Jundiaí, representa São Paulo no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 de Geleias, um dos mais importantes concursos do setor. Organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/SAA-SP), o prêmio valoriza pequenos e médios produtores, incentivando a profissionalização e agregação de valor aos produtos artesanais.
A competição é dividida em duas categorias: Geleia Simples, com um único sabor, e Geleia Mista, que combina diferentes ingredientes. A Clamar Conservas foi selecionada entre as cinco melhores da categoria composta, com sua geleia de caju com pimenta, que equilibra o aroma da fruta com o toque picante da pimenta.
A final será realizada em abril, em Brasília, reunindo os representantes das 10 geleias finalistas. Todas receberão certificados e prêmios, e os três primeiros lugares de cada categoria ganharão o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze. A expectativa é grande para que a Clamar Conservas traga esse título para São Paulo.
“Estamos muito felizes em participar dessa premiação. Começamos de forma artesanal, utilizando o excedente da produção do sítio, e alcançar esse reconhecimento é gratificante. É a valorização do nosso trabalho em família”, afirma Clara Pavan, cofundadora da empresa e responsável pelo desenvolvimento dos produtos.
História
Fundada em 1995, a Clamar Conservas se destaca pela produção de conservas naturais sem aditivos químicos, apostando na qualidade e no valor nutritivo dos produtos. Com um portfólio de 75 itens, a empresa ganhou reconhecimento por suas geleias inovadoras, incluindo sabores como caipirinha de limão, vinho e caju com pimenta.
A empresa surgiu quando os fundadores Clara e Marcos Pavan participaram de um curso de geleias e conservas oferecido pelo Senar-SP e iniciaram a produção utilizando o excedente da colheita do sítio, cuja fruticultura tem no pêssego o seu carro-chefe. Com dedicação e inovação, a Clamar Conservas fortalece a gastronomia artesanal e coloca Jundiaí no cenário nacional da produção de conservas.