A partir desta segunda-feira (7), os Postos de Atendimento da DAE Jundiaí passam a funcionar também como pontos de coleta de óleo de cozinha usado. A ação faz parte de uma parceria com o programa Óleo do Bem, que visa incentivar o descarte correto do resíduo e promover a sustentabilidade.
Os pontos de coleta estão disponíveis nos postos da Vila Hortolândia (sede administrativa – Avenida Alexandre Ludke, 1.500), Eloy Chaves (Avenida Benedicto Castilho de Andrade, 369), Ponte São João (Avenida São João, 611) e Centro (Rua Senador Fonseca, 1.051).
Para participar, o munícipe deve levar o óleo usado armazenado em garrafas plásticas bem fechadas. A cada litro entregue, será possível trocar por uma barra de sabão ecológico, produzido a partir da reciclagem do próprio óleo.
A iniciativa contribui para a preservação do meio ambiente, evitando que o óleo seja descartado em pias ou ralos, o que pode causar entupimentos e poluição dos recursos hídricos.

Tratamento
Segundo o relatório operacional elaborado pela CSJ, operadora da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em 2024 foram registradas, por mês, cerca de 13,9 toneladas de óleo na rede de esgoto.
A gerente de Tratamento de Esgoto da DAE, Alba Romana, explica ainda que o óleo forma uma barreira que dificulta a ação biológica durante o processo de tratamento, fazendo com que parte deste resíduo chegue aos corpos d’água sem a remoção adequada. “O descarte inadequado do óleo afeta não só a tubulação e as estações de tratamento, mas também compromete a qualidade dos recursos hídricos, reforçando a necessidade de práticas corretas de descarte e reciclagem”.
Para consultar todos os pontos de coleta Óleo do Bem, basta acessar oleodobem.com.