A Defesa Civil de Jundiaí emitiu nesta quinta-feira (24) um alerta para chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo até sexta-feira (25). Segundo o comunicado, as precipitações podem atingir até 100 mm no acumulado das próximas 48 horas, elevando o potencial de alagamentos e deslizamentos em áreas de risco.
O órgão orienta a população a:
- Evitar permanecer próximo a árvores, muros e áreas suscetíveis a deslizamentos;
- Não atravessar ruas alagadas;
- Proteger portas e janelas;
- Manter veículos estacionados em locais altos e seguros;
- Acompanhar atualizações pelo canal oficial da Defesa Civil.
A Defesa Civil explicou que as instabilidades são causadas por um sistema de baixa pressão no interior do continente, ventos fortes em altos níveis da atmosfera e a passagem de uma frente fria no litoral paulista.
Segundo o órgão estadual, as áreas mais críticas incluem Jundiaí, Campinas, Grande São Paulo, Vale do Ribeira, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Sorocaba e São José dos Campos. Em caso de chuva severa, recomenda‑se que a população evite sair de casa e busque abrigo seguro.
O monitoramento segue constante e, em situações de emergência, o telefone da Defesa Civil é 199.