publicidadespot_img
28.6 C
Jundiaí
quinta-feira, 3 abril, 2025

Educadores da rede municipal conhecem programa ‘Escola da Gente’

O prefeito Gustavo Martinelli apresentou, nesta quarta-feira (2), no Teatro Polytheama, o programa municipal “Escola da Gente”, que irá contemplar as políticas públicas de Educação de Jundiaí. Acompanhado do vice-prefeito, Ricardo Benassi, e da gestora de Educação, Priscila Costa, o prefeito lembrou que o programa, integra as entregas da Prefeitura pelos 100 primeiros dias da nova gestão.

“O ‘Escola da Gente’ reúne as prioridades da Prefeitura em levar a Educação no Município para outro patamar, partindo do nosso compromisso com Jundiaí e da premissa de um modelo que integre cuidado, consciência das relações e metas pedagógicas. Adaptando as estratégias às necessidades individuais, trata-se de um modelo em construção conjunta que irá unir Educação Ambiental, Inclusão e Equidade, Transparência e Participação, tudo isso como um grande investimento no futuro de cidadãos mais conscientes num mundo mais justo e sustentável”, comentou Martinelli.

A abertura ficou por conta da Cia. Jovem de Dança, corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura, e apresentou “Aquilo que guardo”, coreografia que mergulha no universo poético da cantora Elis Regina.

A gestora de Educação detalhou o programa ‘Escola da Gente’. “A Educação é algo que se faz por gente e para gente. Por isso, o novo programa vem para selar o compromisso da Prefeitura com seus cidadãos, de modo a reunir nos pilares ‘Ambiental’, ‘Social’ e ‘Governança’ – do princípio ESG – a importância da Sustentabilidade e do exercício da empatia, como forma de cuidar de si e do outro. Este é o convite que faço a vocês: que venham fazer o ‘Escola da Gente’ conosco e deixar um legado humano para Jundiaí.”

Priscila também adiantou que as unidades escolares da rede contarão com reuniões técnicas para se apropriar no novo programa e atuar junto pela construção, de modo a otimizar as boas práticas já em execução com as diretrizes do Plano Municipal de Educação e no Plano de Governo, com o que será construído com a participação das equipes.

Já o vice-prefeito ressaltou a importância da novidade para o futuro das crianças em Jundiaí. “Este lançamento é um marco, a primeira de muitas conquistas que a rede de Educação irá conquistar. O futuro da sociedade começa na sala de aula e, através do ‘Escola da Gente, a Prefeitura deseja formar cidadãos mais críticos e preparados para o mundo moderno.”

O presidente da Câmara de Jundiaí, vereador Edicarlos Vieira, representou e reiterou o compromisso do Legislativo com o novo programa e ressaltou como ponto positivo o seu caráter e construção conjunta com todos a rede de ensino.

Após a apresentação do programa, os educadores acompanharam a palestra magna “O presente e o futuro da Sustentabilidade na Educação”, com o pesquisador Edson Grandisoli, que reforçou a importância do trabalho nos prismas da política e da ação coletiva para a sensibilização. Assim como na escola, a temática depende da tríade gestão, espaço e inclusão no currículo.

A mesma apresentação foi realizada no período da tarde, para os educadores que atuam no período matutino. Ambos os encontros contaram com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Ao final do encontro, o prefeito abriu espaço para que os educadores pudessem compartilhar suas expectativas, fazer comentários ou críticas. Este é um compromisso de sua gestão com a transparência e diálogo com os servidores. Já a gestora Priscila aproveitou para falar sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, conforme determina a Organização das Nações Unidas (ONU), tratando dos desafios e novas propostas em construção pela Prefeitura.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta