publicidadespot_img
19.7 C
Jundiaí
sexta-feira, 18 abril, 2025

Enem 2025 garante prova em Braille para participantes cegos

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seguirá garantindo acessibilidade aos candidatos cegos e com baixa visão em sua edição de 2025. O protocolo especial de aplicação da prova, que inclui recursos adaptados como prova em Braille, provas ampliadas, leitores de tela e tempo adicional, continuará válido neste ano.

Apesar de as datas do exame ainda não terem sido divulgadas, o Inep já confirmou que manterá os atendimentos especializados, reforçando o compromisso com a inclusão e a equidade no acesso ao ensino superior.

Os participantes que necessitam desses recursos devem fazer a solicitação no ato da inscrição, com apresentação de laudo médico ou documentação comprobatória, conforme as exigências do edital.

Além da prova em Braille, é permitido levar cão-guia e solicitar atendimento especializado, como sala individual, mobiliário com dimensões adequadas ao manuseio da prova e dos recursos assistivos, além de auxílio para leitura e transcrição. Também estão disponíveis provas ampliadas, superampliadas, leitores de tela, guia-intérprete, tempo adicional e salas com fácil acesso.

Esses atendimentos devem ser solicitados no momento da inscrição, mediante documentação comprobatória. A medida integra a Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, assegurando que todos os candidatos tenham a chance de realizar o exame em condições justas e seguras.

Para garantir os recursos de acessibilidade no Enem 2025, os candidatos com deficiência devem informar sua condição no momento da inscrição e apresentar a documentação exigida. O cronograma oficial ainda não foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Já o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição vai de 14 de abril a 12 de maio, por meio da Página do Participante. Em 2024, a taxa foi de R$ 85.

Têm direito à isenção:

  • Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta