A Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) anunciou a reabertura do Espaço Ecumênico do Velório Municipal Adamastor Fernandes, no centro da cidade. Fechado desde a pandemia da COVID-19, o local voltou a funcionar nesta quinta-feira (03), em uma cerimônia com a presença de autoridades e representantes religiosos.
A retomada do espaço reforça o compromisso de oferecer um ambiente adequado para despedidas e homenagens, respeitando todas as tradições e crenças.
Localizado no piso inferior do Velório Municipal Adamastor Fernandes, ao lado da antiga lanchonete, o Espaço Ecumênico foi reaberto após passar por um processo de revitalização. O ambiente, conhecido por seus belos vitrais e atmosfera acolhedora, historicamente tem sido utilizado para cerimônias de despedida de autoridades locais e como um espaço de acolhimento espiritual para pessoas de diversas crenças.
Com bancos para acomodação e um ambiente propício à reflexão, o local volta a cumprir sua função de conforto e amparo aos familiares e amigos em momentos de despedida. “Esse é um espaço onde proclamamos a palavra de Deus para confortar os corações daqueles que se despedem de seus entes queridos”, destacou o padre Adriano.
Fechado temporariamente desde 2020, o espaço foi utilizado para outras finalidades ao longo dos últimos anos. Com o reconhecimento de sua relevância para a comunidade, a atual gestão priorizou sua recuperação, promovendo uma limpeza completa e devolvendo ao local sua dignidade e propósito originais.
Considero essencial que uma cidade como a nossa disponha de um ambiente adequado para orações e despedidas. Desde que assumi, essa foi uma das minhas prioridades. Nossa gestão entende que, antes de criar novos espaços, é fundamental reaproveitar os existentes. Estamos devolvendo à população um local de conforto espiritual para momentos difíceis.