A Prefeitura de Itupeva protocolou na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 657, que cria a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), um grupamento especializado vinculado à estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é reforçar a segurança pública na cidade por meio de patrulhamento preventivo e operações especiais voltadas ao combate à criminalidade.
Atualmente, a GCM já conta com equipe Romu, mas a legislação visa garantir as diretrizes para o seu funcionamento e valorizar a atuação dos agentes.
Composta por agentes treinados e capacitados para lidar com situações de alto risco, proporcionando uma resposta mais eficaz às ocorrências, a Romu atuará no suporte a situações de crise em prédios públicos, em operações especiais contra a criminalidade e no apoio à Guarda Civil Municipal em sua missão de preservar a ordem e a segurança da população.
Outro fator é que Itupeva já possui instrutores qualificados que treinam agentes de segurança de outros municípios, demonstrando a expertise local na área de operações táticas. Com a institucionalização da ROMU, essa capacidade será ainda mais aprimorada, permitindo uma atuação mais estruturada e eficiente.
O projeto de lei aguarda análise e votação na Câmara.