publicidadespot_img
17.7 C
Jundiaí
sábado, 5 abril, 2025

Jundiaí inicia campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feira (7)

A partir da próxima segunda-feira (7), Jundiaí dá início à campanha de vacinação contra a gripe. O município recebeu um lote com 9.200 doses da vacina, enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde.

Neste primeiro momento, a imunização será direcionada a três grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, em todas as UBSs e Clínicas da Família, com preferência pelo atendimento no período da manhã.

A campanha segue diretrizes do Ministério da Saúde e tem como objetivo reduzir complicações, internações e óbitos causados pelo vírus da Influenza.

CONFIRA OS ENDEREÇOS

“A vacina é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a Influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, ou seja, nos meses de outono e inverno, reduzindo as internações e o número de óbitos. Iniciaremos pelos idosos, público mais suscetível a desenvolver a forma mais grave da doença, pelas gestantes e puérperas. Depois, ampliaremos para os demais grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Carolina de Azevedo.

A vacina contra a gripe é atualizada anualmente para garantir maior eficácia na proteção contra as cepas mais comuns do vírus em circulação no Brasil. Neste ano, o imunizante passou a integrar oficialmente o Calendário Nacional de Vacinação para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes.

Em 2024, Jundiaí aplicou 122.899 doses da vacina contra a gripe. No entanto, a cobertura vacinal ficou abaixo da meta de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde. Entre os idosos, a adesão foi de 51,61%; nas crianças, 68,75%; e entre as gestantes, apenas 23,11% receberam a dose.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com CPF, conforme exigência do Ministério da Saúde, que utiliza o dado para registro no sistema nacional de informação.

Durante o período da campanha, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) recomenda que pessoas que buscam as vacinas de rotina procurem as unidades de saúde preferencialmente no período da tarde, para evitar sobrecarga nos horários de maior movimento da vacinação contra a gripe.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta