Com a chegada da Semana Santa e o aumento da procura por pescados nas feiras livres, varejões e pontos de venda do Pesca Econômica em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) reforçou a fiscalização do segmento. A ação tem como objetivo garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores durante esse período de alta demanda.
De acordo com Ezequiel Melo, diretor do Departamento de Abastecimento da UGAAT, a intensificação da fiscalização é uma das medidas adotadas pela Prefeitura para melhorar a qualidade do atendimento e manter uma boa relação com os permissionários. “Essa ação faz parte de um conjunto de iniciativas que envolvem a formação das equipes sobre boas práticas, manipulação de pescados, legislação e condutas. Antecipamos a fiscalização para garantir que o serviço seja feito de forma segura e adequada”, afirmou Melo.
Além da fiscalização rigorosa, a Prefeitura promoveu recentemente uma capacitação no Paço Municipal com as equipes envolvidas, reforçando os cuidados essenciais para o manuseio e comercialização dos pescados, visando a segurança alimentar da população.
Na feira livre da Vila Jundiainópolis, os fiscais da Prefeitura realizaram uma série de ações para garantir a qualidade dos pescados comercializados. Entre as medidas, foram verificadas a temperatura dos locais de armazenamento, a conferência dos preços afixados nas bancas e a cobertura do solo, entre outras ações. Os consumidores encontraram uma vasta oferta de pescados frescos, como cação, camarão, corvina, linguado, pescada branca, pacu, pintado, salmão, tainha e tilápia.
Valdineia dos Santos, moradora da Vila Comercial e frequentadora assídua da feira, destacou a qualidade e o preço acessível dos produtos. “A parada na banca dos pescados é obrigatória, ainda mais na Semana Santa. Não pode faltar sardinha em casa, por isso compro sempre, já que o preço é bom, todo mundo gosta e dá para fazer o prato da sexta-feira. Prefiro a feira porque a qualidade é sempre melhor, o produto é fresco”, afirmou Valdineia.
O aposentado José Vieira da Silva, que mora no Bonfiglioli, também elogiou os pescados da feira. Ele viajou no fim de semana e perdeu a feira mais próxima de sua casa, mas foi até a feira da Vila Jundiainópolis para garantir as compras da semana. “Não gosto de bacalhau e acho a sardinha uma opção melhor para o orçamento. Prefiro peixe fresco, da feira, pois é sempre de boa qualidade, ao contrário do congelado”, comentou.
A fiscalização realizada pelas equipes da UGAAT tem o objetivo de garantir que o pescado comercializado esteja dentro dos padrões de qualidade e higiene exigidos, assegurando um consumo seguro para a população durante a Semana Santa.
Feiras livres e varejões no feriado
Nesta quinta-feira (17), as feiras livres e varejões diurnos seguirão com horários normais, com exceção dos varejões noturnos do Complexo Argos e Parque do Cerrado, que não serão realizados. Já na sexta (18), sábado (19) e domingo (20), todas as feiras livres e varejões diurnos terão funcionamento normal.
E na segunda-feira (21), a Feira do Produtor no Jardim Samambaia, a única realizada às segundas-feiras, não será realizada.
Toda a programação, locais e horários podem ser consultados no site do Agronegócio e Abastecimento.
