Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba (SP) e conhecido nas redes sociais como o “prefeito tiktoker” por divulgar vídeos curtos exaltando projetos da gestão municipal, foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (10).
A ação, batizada de “Operação Copia e Cola”, investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos destinados à área da saúde. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao prefeito e a outros investigados. Dinheiro em espécie, armas e até um carro de luxo foram apreendidos.
O caso ganha ainda mais repercussão porque Manga vinha sendo citado como possível nome para disputar o governo de São Paulo ou até a presidência da República em eleições futuras, dada sua crescente popularidade nas redes e no cenário político nacional.
A movimentação da PF ocorre dias após Rodrigo Manga anunciar sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026, caso o atual governador Tarcísio de Freitas (também do Republicanos) opte por buscar a reeleição em São Paulo. O anúncio colocou o prefeito ainda mais em evidência no cenário político nacional.
Durante a operação, agentes apreenderam dinheiro em espécie, armas de fogo de diversos calibres e um carro de luxo. A Polícia Federal investiga a existência de uma organização criminosa envolvida em fraudes e desvio de verbas públicas na cidade.
A reportagem fez contato com o prefeito Rodrigo Manga, mas até a publicação deste conteúdo não obteve resposta e segue com o espaço aberto.
Fonte: CNN Brasil