A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê que os reajustes e revisões nas tarifas de energia, previstos para 2025, devem ficar abaixo da inflação estimada para o ano.
Segundo o boletim trimestral InfoTarifa, divulgado nesta segunda-feira (7), a conta de luz deve ter um aumento médio de 3,5% em 2025.
Boletim Focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira (7) projeta que a inflação deve fechar 2025 em 5,65%. Em nota, a Aneel também destacou que o efeito médio anual projetado de 3,5% está abaixo das projeções de 5,1% no Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M).
Entre os aspectos que explicam a projeção da Aneel, está a previsão de R$ 41 bilhões no orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para 2025, uma alta de 9,2% em comparação a 2024.
A agência também informou que impactos dos índices inflacionários nos custos de distribuição (parcela B) também contribuíram para a projeção.
De janeiro a abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde, o que significa que não houve cobrança adicional nas contas de luz durante o período.
Outro fator que ajudou a reduzir o custo da energia no início do ano foi o bônus concedido pela usina de Itaipu. Em janeiro, mais de 78,3 milhões de consumidores foram beneficiados com um desconto total de R$ 1,3 bilhão nas faturas de energia.