publicidadespot_img
20.9 C
Jundiaí
terça-feira, 15 abril, 2025

Vacinação contra a gripe segue para idosos, gestantes e puérperas

Jundiaí dá sequência nesta semana à vacinação contra a Influenza (gripe), com foco nos idosos de 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias). A imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, sendo recomendada principalmente no período da manhã para garantir o melhor atendimento.

A vacinação está sendo feita de forma escalonada para oferecer maior agilidade e evitar aglomerações. “Os idosos são mais suscetíveis a desenvolver formas graves da doença. Em Jundiaí, temos mais de 77 mil idosos a serem imunizados. Estamos pedindo que esse público procure a vacina nas primeiras semanas da campanha. Até o final do mês, ampliaremos a oferta para os outros grupos prioritários”, explicou Carolina de Azevedo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A medida visa proteger as populações mais vulneráveis e evitar complicações graves, principalmente com a chegada dos meses de clima mais frio.

Na última sexta-feira (11), o comerciante José Luquim Filho foi até a Clínica da Família Hortolândia para receber a vacina contra a gripe, que anualmente é atualizada para se tornar mais eficaz na proteção contra as cepas mais circulantes no país. “Procuro me vacinar nos primeiros dias da campanha. Não perco um ano. Se peguei gripe nos últimos anos, foi bem leve. A vacina é muito boa”, afirmou.

A terapeuta Andrea Gomes Pereira também não perdeu a oportunidade. Em menos de 15 minutos, já estava imunizada contra a gripe. “Não deu nem tempo de sentar. Agora, estou voltando para casa protegida. A gripe me preocupa, e agora estou mais aliviada”, contou.

Documentação

Para receber a vacina contra a Influenza, é necessário apresentar um documento de identidade com CPF. O registro da vacinação será feito no sistema de informação, conforme orientação do Ministério da Saúde. Vale lembrar que a vacina contra a gripe pode ser administrada juntamente com qualquer outra vacina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incluindo o reforço contra a Covid-19.

Orientações

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) recomenda que, durante a campanha de vacinação contra a Influenza, as pessoas que precisam das vacinas de rotina procurem os serviços de saúde preferencialmente no período da tarde, para garantir um atendimento mais ágil.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta