A Prefeitura de Jundiaí esteve presente no evento de apresentação dos Cadernos Temáticos do Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (PDUH) 2040, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O encontro, realizado na Universidade de São Paulo (USP), reuniu representantes do Estado e de municípios da macrometrópole paulista.
O objetivo do evento foi apresentar os cadernos técnicos que servirão de base para orientar o planejamento urbano e habitacional nos próximos 15 anos. Jundiaí foi representada por Jeferson Coimbra, superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS); pelo coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez; e por Rafael Negrin, gerente de projetos da FUMAS.
Durante o evento, foram abordados os três eixos centrais do PDUH 2040: Urbanismo e Habitação Social, Infraestrutura e Mobilidade, e Meio Ambiente e Mudança do Clima. Esses pilares visam à implementação de políticas públicas mais integradas e sustentáveis, com foco na melhoria da qualidade de vida da população paulista e na superação dos desafios urbanos.
Para o superintendente da FUMAS, Jeferson Coimbra, a participação de Jundiaí no evento reforça o compromisso do município com o planejamento estratégico de longo prazo. “É fundamental que Jundiaí esteja alinhada com as diretrizes estaduais, principalmente em temas tão relevantes como habitação e planejamento urbano. Os dados apresentados nos cadernos temáticos nos ajudam a entender melhor os desafios e as oportunidades que temos pela frente, além de possibilitar a integração de políticas públicas mais eficazes para nossa população”, destacou Coimbra.
Os Cadernos Temáticos trazem diagnósticos detalhados sobre a realidade urbana e habitacional do Estado de São Paulo, com foco na identificação das principais vulnerabilidades socioterritoriais e ambientais, além da dinâmica econômica e urbana. As informações subsidiarão a formulação de ações voltadas à redução das desigualdades e à promoção do desenvolvimento equilibrado entre as regiões.
O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez, também destacou a importância do evento para o fortalecimento das estratégias municipais. “Eventos como esse proporcionam uma visão ampla e integrada dos riscos e vulnerabilidades que enfrentamos, principalmente diante das mudanças climáticas. Com base nos estudos apresentados, podemos planejar ações preventivas e estruturais mais assertivas, garantindo mais segurança e resiliência para a nossa cidade”, afirmou Gimenez.
Representando o secretário da SDUH, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, destacou que a entrega dos cadernos temáticos é mais um esforço para se construir uma política pública de precisão. “O que temos, hoje, nos permite produzir planos de verdade, com investimentos até 2040, para reduzir as desigualdades e potencializar o sucesso que é viver em cada uma das nossas cidades. A oferta do caderno acaba por estimular muitos outros trabalhos. Planos que não transformam a vida da sociedade não podem ser apresentados como planos”, concluiu.