Nos dias 16 e 17 de maio, a Prefeitura de Jundiaí promove a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMUPIR), reforçando seu compromisso com a justiça social e o combate ao racismo. O evento será realizado no Espaço Expressa, localizado na Avenida União dos Ferroviários, 1760 – Ponte de Campinas.
A conferência integra uma mobilização nacional orientada pelo Ministério da Igualdade Racial e ocorre a cada quatro anos em todo o Brasil. Durante os encontros, serão discutidos três eixos fundamentais para a promoção da igualdade: Democracia, Justiça Racial e Reparação. Além de propor ideias e diretrizes, os participantes também escolherão os representantes que levarão as demandas locais para as etapas estadual e nacional da conferência.
A presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Andréa de São Pedro Pereira, destaca a importância da conferência como um espaço para promover o diálogo e a construção de políticas públicas voltadas à população negra, comunidades quilombolas, povos ciganos, comunidades tradicionais de matriz africana, povos de terreiro e povos indígenas.
Desde a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e a integração de Jundiaí ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), o município tem se destacado por seu protagonismo regional. Jundiaí é sede da Regional de Promoção da Igualdade Racial, que inclui outras seis cidades da Região Metropolitana de Jundiaí.
Para Kelsilene França Ribeiro, assessora de Direitos Humanos e responsável pelas políticas públicas de promoção da igualdade racial do município, o evento demonstra o compromisso da administração municipal com a inclusão e o respeito à diversidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link disponível no site da Prefeitura de Jundiaí.