A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), realiza semanalmente a doação de cavaco verde — material orgânico proveniente da trituração de galhos e folhas das podas de árvores urbanas. Esse insumo tem sido utilizado por produtores rurais, especialmente viticultores, como cobertura do solo, contribuindo para a conservação da umidade, prevenção da erosão e melhoria da fertilidade.
O agricultor Anderson Tomasetto, do bairro Traviú, recebeu cerca de 48 mil quilos do material nos últimos 30 dias. Ele destaca que o cavaco verde é uma excelente fonte de matéria orgânica, ajudando a manter a umidade durante períodos de seca e impedindo a erosão em épocas de chuvas intensas.
O cavaco verde é processado no Geresol, onde passa por separação e trituração. Parte do material é utilizada pela Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam) em ações de paisagismo urbano, enquanto o excedente é disponibilizado para doação a agricultores cadastrados no Departamento de Agronegócio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).
Interessados em retirar o cavaco verde devem entrar em contato com o Departamento de Agronegócio pelo telefone (11) 91656-7988.