O Poupatempo de São Paulo, maior central de serviços públicos do Brasil, ampliou em 1.300% a oferta de serviços digitais nos últimos dois anos, alcançando 3,7 mil soluções disponíveis em seus canais eletrônicos. A modernização também resultou na redução pela metade do tempo médio de espera dos usuários, que caiu de 13 para 6 minutos, além de diminuir o tempo de atendimento de 12 para 7 minutos.
Os avanços são fruto de uma estratégia de transformação digital liderada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital e executada pela Prodesp – Empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo. Com foco em eficiência e experiência do usuário, a iniciativa já gerou economia de R$ 228 milhões aos cofres públicos em 2024, mesmo com a ampliação da rede física de atendimento, que agora conta com 245 unidades e 640 totens espalhados por todo o estado.
A expansão do serviço incluiu a inauguração de 36 novos postos em cidades estratégicas como Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, São Carlos, Sorocaba, São José do Rio Preto e na Região Metropolitana de São Paulo. O reforço na infraestrutura também contribuiu para ampliar o acesso da população, inclusive em áreas remotas, a serviços públicos essenciais.
O programa atingiu um índice de aprovação de 98,7% entre os cidadãos. A economia registrada se divide entre prevenção de despesas futuras (50,7%) e redução de custos operacionais (49,3%), o que reforça a sustentabilidade financeira do modelo.
De janeiro de 2023 a abril de 2025, o Poupatempo realizou 6,1 milhões de renovações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 2,2 milhões de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e mais de 53 mil transferências digitais de veículos. Ao todo, o programa oferece 4.311 serviços, com mais de 45 milhões de atendimentos presenciais e 76 milhões de interações digitais apenas em 2024.