Na quarta-feira (7), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o projeto de lei nº 1892/2023, que institui o “Dia da Cegonha Reborn” no calendário oficial da cidade, a ser comemorado anualmente em 4 de setembro. A proposta, de autoria do vereador Vitor Hugo (MDB), homenageia as artesãs conhecidas como “cegonhas”, responsáveis por confeccionar bonecos hiper-realistas de bebês, conhecidos como reborns.
Na justificativa do projeto, o vereador destaca que “o nascimento de um bebê é um momento único na vida de uma mulher, e o mesmo se aplica às mães de bonecas reborn — com a diferença de que seus filhos são entregues pelas cegonhas”.
Os bebês reborn são bonecos realistas que imitam recém-nascidos, com detalhes como peso, tom de pele e cílios aplicados. Além de itens de coleção, são utilizados como ferramentas terapêuticas, auxiliando pessoas em processos de luto ou enfrentando problemas de saúde mental.
A data escolhida para a celebração, 4 de setembro, remete a um encontro realizado em 2022 por um grupo de mulheres da Instituição Cegonha Reborn, que se reuniram na Estrada da Portela para pleitear o reconhecimento da data no calendário oficial da cidade.
O projeto agora segue para sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD).