Os dados sobre as vendas pós-Dia dos Namorados apontam para mais um ano de crescimento no e-commerce. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado, a data impulsionou as vendas online, que cresceram 7,1%, desempenho superior ao das lojas físicas, que registraram alta de 4,6%.
No entanto, esses números ainda podem avançar: a projeção da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) indica uma expansão de quase 15% em relação a 2024, representando um faturamento estimado de R$ 9,23 bilhões para o período.
Os supermercados e hipermercados foram os segmentos com maior representatividade, com alta de 8,4%, seguidos por Drogarias e Farmácias (7,4%) e Vestuários e Artigos Esportivos (6,3%).
O fechamento do semestre é uma oportunidade para avaliar as abordagens aplicadas ao longo de datas estratégicas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, e “alinhar os planos para as próximas oportunidades, como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e as tão esperadas compras de fim de ano”, afirma Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil.
Para o executivo, o diferencial está em identificar as tendências de vendas e comportamento de consumo dos clientes. “O sucesso no varejo online não se resume apenas a bons produtos, mas à capacidade de compreender e antecipar as necessidades dos consumidores, além de apoiar-se em estratégias de retail media para otimizar o seu negócio.”, afirma.
Retail media
O retail media consiste na exibição de anúncios dentro dos próprios canais de varejo, como lojas físicas, sites de e-commerce e aplicativos. Essa abordagem permite que marcas atinjam consumidores já engajados no momento da compra, aumentando as chances de conversão.
“O potencial do retail media vai muito além da simples exibição de anúncios e é uma estratégia de ganha-ganha para as três partes envolvidas: varejistas, anunciantes e clientes, garantindo ainda mais força quando combinada com outras soluções de engajamento”, finaliza o executivo.