A Prefeitura de Jundiaí deu mais um passo na modernização da gestão de riscos com o início do curso prático promovido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), realizado na nova sede da Defesa Civil. A capacitação, que integra o processo de elaboração da nova Carta Geotécnica do município, reuniu cerca de 50 servidores de Jundiaí, autarquias e Defesas Civis da Região Metropolitana para aprofundar o conhecimento em mapeamento de risco, uso de drones e análise geotécnica.
Durante a manhã, os participantes acompanharam conteúdo teórico sobre aeronaves remotamente pilotadas para identificação de áreas de risco. À tarde, realizaram práticas de sobrevoo com drones. Segundo o chefe da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez, a Carta Geotécnica, quando finalizada, será atualizada constantemente e disponibilizada no Geoportal da Prefeitura. “É um instrumento técnico e acessível, que orientará o poder público e a população”, explicou.
O engenheiro do IPT, Caio Cavalhieri, que ministrou parte do curso, destacou o foco na autonomia das equipes locais. “A ideia é que os profissionais possam aplicar as técnicas de forma independente, usando drones e ferramentas geotécnicas com mais eficiência”, disse.
A Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização é essencial para orientar o planejamento urbano, indicar áreas vulneráveis e cruzar dados com o plano diretor. O material reunirá mapas temáticos, dados geológicos, pluviométricos, de relevo, ocupação do solo, entre outros. Segundo os gerentes de projetos Robson Apezzato (UGISP) e Rafael Negrin (FUMAS), a ferramenta será decisiva para o reassentamento de famílias e prevenção de desastres.
Além disso, nesta semana a Defesa Civil celebra seus 48 anos com uma solenidade na sexta-feira (13), na Universidade Anchieta. Durante o evento, será entregue a Medalha Defesa Civil Cidade de Jundiaí a parceiros institucionais, como o IPT. “Essa medalha é um reconhecimento pelos serviços prestados ao longo de quase cinco décadas de atuação conjunta e eficaz”, concluiu Coronel Gimenez.