Com a previsão de temperaturas abaixo de 7°C entre terça (24) e quinta-feira (26), a Prefeitura de Jundiaí vai intensificar a Operação Noites Frias, ampliando equipes de atendimento e abrindo vagas emergenciais nos serviços de acolhimento para proteger a população em situação de rua. A ação é coordenada pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), com apoio de outras unidades de gestão e da sociedade civil.
A operação é acionada sempre que a previsão indica mínimas iguais ou inferiores a 13°C. Desta vez, uma força-tarefa com 50 colaboradores extras, incluindo técnicos e voluntários, atuará diariamente das 19h às 7h, realizando abordagens, acolhimentos emergenciais e encaminhamentos. “Nosso objetivo é garantir que ninguém precise enfrentar o frio intenso nas ruas. Sabemos das dificuldades de aceitação ao acolhimento, por isso, reforçamos as equipes para garantir o convencimento e acolhimento, inclusive para animais”, destaca a gestora da UGADS, Luciane Mosca.
Além das estruturas já existentes — 50 vagas no Hacali, 50 na Casa Santa Marta, 40 na Casa de Passagem e 10 em abrigo — serão abertas mais 36 vagas emergenciais no Centro Pop. Os acolhidos recebem alimentação, banho quente, kits de inverno (com meias, luvas, toucas, cobertores e mantas térmicas) e atendimento humanizado. Os encaminhamentos começam às 14h e, conforme aceitação, os acolhidos podem permanecer de 3 a 30 dias ou até 6 meses, se aderirem ao tratamento oferecido.
A assistente social Nathalia Veronez explica que os kits de frio são fundamentais para proteger aqueles que resistem ao acolhimento, principalmente à noite, quando há risco de hipotermia. A população também pode colaborar acionando o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que funciona 24 horas, pelo telefone ou WhatsApp (11) 98531-0146. Em emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199.
Durante os dias de frio intenso, o Centro POP também estende o horário até as 19h, servindo como ponto de acolhimento e encaminhamento. A Guarda Municipal reforça o trabalho das equipes com rondas e acionamento do SEAS sempre que necessário.
A previsão da Defesa Civil indica mínimas de 7°C na terça (24), 6°C na quarta (25) e 10°C na quinta (26), com a chegada de uma massa de ar polar. A intensificação da Operação Noites Frias reafirma o compromisso da Prefeitura com a proteção e dignidade das pessoas em situação de rua, promovendo acolhimento, segurança e solidariedade.