São incontáveis os benefícios da atividade física e esportiva para a saúde e relações sociais. No entanto, o receio de ficar com mau odor no corpo é um motivo para que muitos brasileiros deixem de se exercitar, revelou pesquisa do Datafolha, coordenada pela Unilever, que aprofunda o impacto do odor na vida das pessoas. Um em cada cinco jovens brasileiros (20%), entre 16 e 24 anos, já deixou de se exercitar para evitar mau cheiro no corpo.
O estudo “Hábitos de Higiene Diária” consultou mais de 2 mil adultos de todas as regiões do país em maio, e integra as ações de lançamento do desodorante voltado para outras partes do corpo.
Com o passar dos anos, essa preocupação com o mau cheiro corporal vai diminuindo entre os brasileiros, apresenta o estudo. 1 em cada 7 pessoas, em média, (14%) consultadas pelo instituto de pesquisa revelaram que já deixaram de iniciar praticar atividade física ou esportiva com receio de ficar fedido.
Essa preocupação de ficar com mau odor em uma atividade física é praticamente a mesma entre homens (14% dos entrevistados) e mulheres (13% das entrevistadas pela pesquisa).
Quando o assunto é conhecer uma pessoa, 20% dos entrevistados afirmaram ter desistido de investir em uma relação porque o odor do seu corpo não está “em dia”. A pesquisa mostra que 77% dos entrevistados se sentem desconfortáveis com o próprio mau odor corporal.
Já no aspecto profissional, 28% das pessoas já se sentiram desconfortáveis ao ir ao trabalho ou a um compromisso profissional por causa de mau odor em alguma parte do corpo.