Durante o mês de julho, jovens iniciam nova etapa de formação prática em mecanização e agricultura de precisão na Fazenda Santa Elisa, sede do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas. A atividade faz parte do projeto de capacitação promovido pela AGCO, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza, para qualificar estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), do interior paulista.
As aulas incluem treinamentos práticos com tratores e pulverizadores das marcas Massey Ferguson, Valtra e Fendt, pertencentes ao grupo AGCO. A formação, que teve início em abril, inclui treinamentos e-learnings, videoaulas e práticas, totalizando aproximadamente 161 horas, sendo 82 horas presenciais. O objetivo é preparar jovens para atuar no mercado de mecanização agrícola, promovendo formação técnica complementar em operação e manutenção de máquinas agrícolas com alta tecnologia embarcada.
Os treinamentos presenciais ocorrem em duas semanas: de 22 a 25 de julho, com foco em tratores, e de 29 de julho a 1º de agosto, com foco em pulverizadores e tecnologia de aplicação e inspeção de máquinas. As atividades combinam teoria e prática, com orientação de Gabriel Cardoso e Saulo Barbosa, instrutores da AGCO, além do professor Hamilton Ramos, do IAC.
O grupo selecionado é composto por 30 estudantes, de três unidades de ensino do Estado: Etec Benedito Storani, de Jundiaí; Etec Carolino da Motta e Silva, de Espírito Santo do Pinhal; e Etec José Coury, de Rio das Pedras. Ao final do curso, os participantes receberão certificado, e os três com melhor desempenho terão a oportunidade de estagiar em concessionárias pertencentes ao grupo AGCO.