publicidadespot_img
12.6 C
Jundiaí
quarta-feira, 30 julho, 2025

Centro de Línguas da Educação celebra seu Jubileu de Prata

Com uma série de homenagens, atividades temáticas, apresentações culturais e uma cerimônia oficial, o Centro de Línguas e Tecnologia da Informação Antônio Houaiss comemorou na segunda-feira (28) o seu Jubileu de Prata. Localizado no Complexo Argos, a unidade escolar vinculada à Unidade de Gestão de Educação integra as iniciativas do programa Escola da Gente e, nesse período, já formou mais de 10 mil estudantes, em seus cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Italiano, além de Português para Estrangeiros.
A programação teve início no período da tarde, com uma série de vivências nos idiomas ensinados na unidade escolar, espalhadas pelas salas de aula e em frente ao Fab Lab. Para dinamizar atividades, foram propostos jogos interativos e disparadores de conversações.
No primeiro semestre do curso de Italiano, Kátia Donola já se arriscou na brincadeira de adivinhações por perguntas. “Quis fazer o curso por causa da origem da minha família, para aprender, poder falar em casa e usar em viagens. Já fui para a Itália em 2014 e só consegui me virar por causa do Espanhol, agora, a próxima viagem ainda não tem data, mas já sei que será mais fácil”, brincou a moradora da Vila Arens.
Já o metalúrgico aposentado Valdo Moreno participou das atividades com a turma do Espanhol. “Quis ocupar meu tempo disponível com qualidade e aprender um idioma nova foi uma ótima escolha, pois tenho viajado muito em férias. Nas últimas, pelo Nordeste, encontrei um monte de argentinos e uruguaios viajando e graças ao que aprendi aqui pude me comunicar, comemorou o morador do Anhangabaú.
O Centro de Línguas também recebeu uma linha do tempo com os principais acontecimentos em seus 25 anos de existência – material desenvolvido no Fab Lab – além de uma árvore de memórias e painéis fotográficos com as atividades desenvolvidas pelas turmas dos cursos.
Já no período noturno, a cerimônia com a presença das autoridades foi realizada no auditório Elis Regina, com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com diversas homenagens a autoridades, professores e estudantes envolvidos com o espaço.
As comemorações contaram também com uma série de apresentações musicais. A abertura ficou por conta do Coral Itália Canta, que sob a regência de Maurício Almeida e Larissa Camargo no piano, performou os clássicos “Sarà perché ti amo”, “Bella Ciao” e um trecho da ópera “Turandot”, de Giacomo Puccini. Fred Fevereiro e Renato Viana, estudantes, respectivamente, das turmas de Francês e Espanhol, fizeram performances musicais nos idiomas em que estudam.
A programação contou também com uma feira com os integrantes do Galpão Criativo, na entrada do Centro de Línguas onde também, ao final das atividades, os participantes todos participaram da apresentação do DJ Raul Doka e da Família Flashback.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta