O Centro Pop de Jundiaí, ligado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), tem se consolidado como um ponto de acolhimento e recomeço para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com funcionamento de portas abertas, o espaço oferece serviços especializados com foco na escuta qualificada e no resgate da dignidade.
O equipamento disponibiliza diariamente refeições, banhos, kits de higiene, roupas limpas, apoio psicológico, guarda de pertences, lavagem de roupas e até atendimento a animais, em parceria com o Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA). Além disso, orienta os usuários para acesso a documentos, benefícios e políticas públicas.
A gestora da UGADS, Luciane Mosca, anunciou um novo direcionamento para o serviço: “Nosso olhar é humanizado, mas precisa ir além. Estamos focando na inclusão produtiva e na reinserção familiar e no mundo do trabalho, para romper com a lógica assistencialista e valorizar o protagonismo de cada pessoa.”
Histórias como a do aposentado Laércio Pereira, de 74 anos, mostram o impacto do trabalho realizado. Após viver nas ruas e enfrentar problemas com o álcool, ele encontrou no Centro Pop o apoio necessário para recomeçar. “Aqui me acolheram de verdade. Meu sonho é voltar a dirigir e alugar dois cômodos. A vida voltou a ter sentido.”
O coordenador do Centro Pop, João Guilherme Santos, reforça que o atendimento é individualizado: “Escutamos e construímos, junto com cada um, um plano possível para a reconstrução de sua trajetória.”
O serviço é fortalecido pela atuação do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que funciona 24 horas e atende aos chamados da população pelo WhatsApp (11) 98531-0146. A diretora de Proteção Social Especial, Iara Coqueiro, destaca que “a melhor forma de ajudar é encaminhar as pessoas para os serviços da rede”.
O Centro Pop está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro.