publicidadespot_img
12.6 C
Jundiaí
quarta-feira, 30 julho, 2025

Companhia de Teatro prepara apresentação sobre história da serra

Com tema “Patrimônio vivo – espaço, história e natureza”, o 9º Mês do Patrimônio Histórico e Cultural começa na sexta-feira (1º), às 19 horas, no Espaço Expressa. Entre as diversas atrações previstas para a cerimônia de abertura, a Companhia de Teatro de Jundiaí preparou uma apresentação especial na Sala Santos-Jundiaí de espetáculos, com a encenação da antiga história jundiaiense que envolve os personagens Pituca, Sebastião e Lobisomem.
Situada no bairro do Santa Clara, aos pés da Serra do Japi – importante patrimônio natural do Município – a peça traz a história da destemida Pituca que, ao se deparar com o lobisomem na volta de uma festa junto com suas amigas, sente pela estranha criatura um sentimento diferente. Em vez de temê-lo, a jovem nota em sua figura um detalhe especial que lhe traz uma sensação de proteção; a mesma defesa que o lobisomem garante para a serra.
Sob a direção artística de Carla Candiotto, a cena criada pela companhia mistura à linguagem do Teatro Físico três grandes bonecos do tipo mamulengo, representando o lobisomem, Pituca e seu marido, Sebastião, confeccionados há décadas pela Associação Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho e cedidos à UGC para a apresentação. Além das pesquisas para a nova montagem, o elenco também esteve na casa em que a personagem principal residia, visita intermediada por Suzana Traldi, integrante da associação.
Durante a cerimônia oficial de abertura, o Departamento de Patrimônio Histórico da UGC também irá apresentar as ações desenvolvidas e as programações previstas dentro do tema desta edição. Também haverá o show musical com a banda São João Batista e abertura da exposição da Premiação Fotográfica “Fragmentos do Tempo” e outras exposições temáticas referentes às atividades do mês, como o Festival de Capoeira e o Colóquio do Samba.
Mês do Patrimônio
Com uma série de palestras, atividade temáticas, caminhadas mediadas, festivais, exposições e intervenções artísticas, além do 13º Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, a programação do Mês do Patrimônio segue até o dia 31 de agosto, sempre com entrada gratuita. Todos os detalhes podem ser conferidos em seu site oficial.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta