A DAE Jundiaí implementou um novo modelo automatizado de concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto (TS), com o objetivo de facilitar o acesso ao benefício por famílias de baixa renda. Em parceria com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), a iniciativa passou a utilizar o cruzamento de dados entre a base de clientes da DAE e o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), identificando automaticamente os beneficiários.
Até o final de 2022, apenas 58 unidades consumidoras (UCs) estavam cadastradas na Tarifa Social em Jundiaí. Com o novo processo, esse número saltou para 1.091 UCs em fevereiro de 2025, revelando um avanço expressivo na política de inclusão social.
“A automatização representa um avanço técnico e social. É uma forma de garantir que o benefício chegue a quem realmente precisa, mesmo que não saiba que tem esse direito”, destaca Marcel Brito, gerente Comercial da DAE e gestor do projeto.
A iniciativa foi estruturada com base no Decreto Federal nº 11.016/2022 e na Portaria MDS nº 860/2023, e depende da atualização do cadastro no CadÚnico. Famílias com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo são consideradas elegíveis, além dos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O desconto varia conforme o consumo:
Até 10 m³ e de 11 a 15 m³ – desconto de 50% De 16 a 20 m³ – desconto de 25%
A análise da DAE também identificou 7.613 famílias com perfil para receber a tarifa social que não constam na base de clientes da empresa, muitas por conta de cadastros incompletos ou desatualizados. Para resolver isso, a DAE passou a receber da UGADS uma lista de contatos para localizar essas famílias, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os interessados podem obter mais informações ou realizar atendimento presencial nos seguintes locais:
📍 Sede administrativa (Vila Hortolândia), Centro, Eloy Chaves e Ponte São João – das 8h às 16h
📍 Poupatempo – das 9h às 16h30 (segunda a sexta) e 9h às 12h30 (sábado)