A 5ª edição do Festival de Curtas-Metragens de Jundiaí vai muito além da exibição dos filmes selecionados. Com programação entre 18 e 27 de julho, no Espaço Expressa, o evento contará com duas masterclasses e quatro palestras temáticas voltadas a profissionais e entusiastas do audiovisual. As atividades formativas acontecem por meio de parceria com o CULTSP PRO, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
As ações formativas ocorrem nos domingos 20 e 27 de julho, sempre na Sala São Paulo-Minas de Cinema, com 90 lugares disponíveis por ordem de chegada – sem necessidade de inscrição prévia. A participação é aberta a interessados maiores de 16 anos, como produtores de cinema, roteiristas, cineastas e profissionais da cultura.
Programação das atividades formativas:
📅 Domingo – 20 de julho
10h: Masterclass “A arte do som direto para filmes e séries”, com Maria Clara Cervantes 14h: Palestra “Cinema do interior e suas particularidades”, com Bruna Epiphanio 15h30: Palestra “Caixa de ferramentas do roteirista: estruturas narrativas”, com Matheus Colen
📅 Domingo – 27 de julho
10h: Masterclass “Estratégias de produção audiovisual do interior paulista para o streaming”, com Diego da Costa 15h30: Palestra “Estratégias de produção executiva na realização de projetos audiovisuais”, com Vanessa Montenegro 17h: Palestra “A importância estratégica do color grading na finalização de curtas”, com Lohan Duarte
Exibições gratuitas
A Mostra Paralela ocorre nos dias 18 e 19 de julho, às 19h, com seis curtas selecionados. Já a Mostra Competitiva apresenta os 24 filmes com maior pontuação nos dias 22, 23, 25, 26 e 27 de julho, também a partir das 19h.
O Festival de Curtas-Metragens de Jundiaí é uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).
📍 O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1760, no antigo Complexo Fepasa.