A partir desta sexta-feira (5), uma frente fria deve provocar queda acentuada de temperatura nas regiões de Campinas e Sorocaba, com mínimas previstas de até 9°C. O alerta foi emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Em Jundiaí, a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), já ativou a Operação Noites Frias, ampliando para 210 as vagas de acolhimento — o dobro da capacidade normal. De forma inédita, o Centro Pop foi adaptado para oferecer 36 vagas emergenciais para pernoite.
O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) atuará 24 horas por dia durante o período, com ações iniciadas às 14h para encaminhamento aos abrigos antes da queda de temperatura. À noite, a abordagem continua, incluindo apoio a pessoas em situação de rua com histórico de uso de álcool e outras substâncias.
“A operação é ativada sempre que a previsão aponta mínimas iguais ou inferiores a 13°C. Nosso foco é garantir proteção, dignidade e apoio humanizado”, afirma a gestora da UGADS, Luciane Mosca.
Acolhimento completo
Além de cama, banho e alimentação, os usuários recebem kits de inverno com cobertores, luvas, meias, toucas e, neste ano, mantas térmicas. O Centro Pop também ampliou seu horário de funcionamento, permanecendo aberto até as 19h.
Atuação integrada
A ação conta com apoio da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e da Defesa Civil, que pode ser acionada pelo número 199.
Como ajudar
A população pode colaborar informando sobre pessoas em situação de rua pelo WhatsApp do SEAS: (11) 98531-0146. As equipes estão preparadas para oferecer acolhimento adequado nos dias mais frios.