No domingo, 20 de julho, Itupeva celebrou o 33º aniversário da sua Guarda Civil Municipal (GCM), criada em 1992. O que começou com apenas 8 guardas municipais, sem armamento — que patrulhavam a pé durante o horário comercial — se transformou em uma corporação moderna, com quase uma centena de integrantes, viaturas, armamentos e equipamentos de alta tecnologia.
A função da GCM foi crescendo nesses anos. Se antes a corporação era mais voltada ao zelo do patrimônio público, hoje a Guarda tem uma importância muito maior na segurança municipal, atuando em conjunto com as forças policiais na prevenção de crimes e atendimento de ocorrências. Além disso, por ter um relacionamento mais próximo à comunidade, muitas vezes é a ela que os munícipes recorrem.
Evolução visando a segurança no município
Efetivo e armamento: atualmente, 90 guardas atuam no município, já contando com armamento individual, conforme regulamentação municipal. Recentemente, a Corporação recebeu mais de 50 novos coletes balísticos.
Turnos e Romu: A Rondas Ostensivas Municipais (Romu), que passou a atuar no ano passado, foi estruturada em equipes para reforçar a presença da GCM nos horários de maior incidência de chamados.
Monitoramento avançado: O “Muro Virtual” da GCM, que conta com câmeras de monitoramento nos acessos do município, também tem recebido melhorias, como integração com as lombadas eletrônicas e, em estudo, com câmeras de comércios que queiram aderir ao sistema. A ação amplia a identificação de veículos furtados ou clonados.
Suporte integrado às polícias: A corporação tem colaborado ativamente com as polícias Civil e Militar, participando de apreensões de entorpecentes, recuperação de veículos furtados, combate à violência doméstica e outras ocorrências de relevância.
A Prefeitura também já confirmou a construção de um novo Canil para a GCM. O município é referência na área, realizando treinamentos e auxiliando em ocorrências com os cães k9 em outras cidades.