Com 898 novas empresas abertas até 15 de maio, Jundiaí reafirma sua força empreendedora e consolida sua posição como referência em tecnologia, logística e inovação no Estado de São Paulo. Os setores de comércio e serviços lideram o crescimento, respondendo por cerca de 70% das vagas de emprego registradas no portal Jundiaí Empreendedora.
Segundo dados do Departamento de Licenciamento de Atividades, o município ultrapassou 61 mil empreendimentos ativos. O saldo positivo de 4.046 empregos com carteira assinada entre janeiro e maio, segundo o CAGED, reforça o dinamismo da economia local.
De acordo com o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser, o município vive um momento de renovação e qualificação. “Jundiaí investe no fomento ao empreendedorismo e atrai empresas inovadoras e sustentáveis”, destaca.
O município também registra crescimento industrial, com destaque para data centers, automação industrial e biotecnologia, além da atração de startups e empresas de base tecnológica em áreas como Inteligência Artificial, GreenTechs, HealthTechs e cibersegurança.
Outro diferencial é o TIJU (Terminal Intermodal de Jundiaí), que conecta o município aos portos de Santos e Rio de Janeiro via malha ferroviária, contribuindo com a redução de até 70% na emissão de CO₂ em comparação ao transporte rodoviário.
Com localização estratégica, infraestrutura robusta e políticas públicas eficazes, Jundiaí se projeta como hub logístico e tecnológico de referência nacional, com cinco empresas de grande porte em processo de instalação ou expansão e outras três em prospecção avançada para o segundo semestre.